Marketing digital de resultados

Em tempos em que as pessoas estão cada vez mais conectadas através da internet, as empresas também precisam estar atentas as estes novos hábitos, e adaptar-se para fazer novos negócios e evoluir na sua comunicação digital.

Fazer isso da maneira correta, será fundamental para que as ações de marketing digital do seu negócio realmente funcionem. Isso, porque seus concorrentes também estão fazendo a mesma coisa que você, e os que virão também farão o mesmo, então uma estratégia de marketing digital bem definida será a diferença entre você e sua concorrência.

Veja neste artigo como implementar uma estratégia de marketing digital focado em resultados, e que vai ajudar sua empresa a vender mais e se relacionar melhor com o seu público.

Definição Buyer personas
Buyer personas são personagens fictícios criados a partir de dados reais sobre o cliente ideal que você quer para o seu negócio.

Na era do marketing digital, para que uma comunicação seja eficiente, ela precisa ser focada diretamente na necessidade da pessoa que você quer alcançar.
Veja aqui, sobre o que são, e como definir suas Buyer personas.

Definição de canais
Ter um site profissional é a base para sua jornada, pois é ele quem será a sua empresa na internet. Então, com o site bem estruturado, focado na conversão e com uma pegada comercial para promover seus principais produtos e serviços, você precisa definir que canais serão utilizados na conexão entre seu público e sua empresa.

Muitas empresas utilizam o Facebook, Twitter, Google+ e várias outras ao mesmo tempo, eu porém na recomendo que você faça isso. Defina somente as redes que você considera ter clientes potenciais para seu o negócio. Iniciar uma rede social por vez, criar um fluxo de publicações para manter a página sempre atualizada, e otimizar o perfil é o recomendado para uma boa e sólida conexão social.

O Facebook é uma excelente rede social para iniciar. Lá é possível conseguir uma boa segmentação de público, criar uma página com os recursos de otimização, também poderá criar grupos, eventos e outras ações que conectem o seu negócio diretamente com o seu público na rede social mais popular do mundo.

Veja nesse outro artigo, um pouco mais sobre a importância de um Blog para uma estratégia de marketing digital.

Otimização de conteúdo para buscadores
Não vai adiantar nada se você tiver um bom conteúdo na internet, se esse conteúdo não gerar tráfego.

Quando for escrever seu conteúdo, pense como suas Buyer pesonas procuram por ele na internet, não use muito termos técnicos. Procure pensar como o seu cliente ideal pensa e use palavras que ele está acostumado a usar quando fala com você a respeito do seu produto ou serviço. Ilustre o conteúdo com imagens, e faça o uso da palavra-chave principal naturalmente no decorrer do texto no post.

Simplicidade objetiva
Procure desenvolver seu conteúdo de maneira que simplifique o entendimento, e que seja objetivo e direto a necessidade de quem o recebe.

Sua comunicação deve estar direcionada a sua Buyer persona, porque quanto mais direcionada, maior será a taxa de conversão, ou seja, seu conteúdo vai converter cada vez mais visitantes em leads, e leads em clientes. Esta é a lógica por traz de tudo!

Monitoramento e documentação de estratégia
Você precisará documentar toda sua estratégia de marketing digital, para que se tenha o controle sobre o que estar, e o que não estar funcionado. O ideal é que você analise revise a cada quinze dias.

Os pontos que você deve analisar vai depender dos canais que você utiliza, por exemplo; se for uma publicação no Facebook, você deve analisar a quantidade de pessoas que curtiram publicação X, quantas compartilharam, comentários e outros dados que influenciam diretamente o sei ROI (retorno de investimento). Se for uma newsletter, avalie quantas aberturas, quantos cliques, retornos, remoções.

Através do monitoramento, você conseguira identificar quais ações você está usando que está dando certo e quais não estão. a Dica é: Repita o que funciona, e pare de fazer o que não funciona.