Inbound Marketing surgiu como uma resposta para a falta de efetividade do Marketing tradicional, um fenômeno típico da revolução digital, ele surge como uma forma de as marcas resgatarem a atenção dos consumidores que cada vez tem menos tempo para mídia de massa, em tradução livre, significa Marketing de Atração.

A mentalidade o Inbound Marketing é de atrair com conteúdo estratégico e escrita persuasiva o consumidor e conduzir ele ao longo da jornada de compra, habitualmente denominado Funil de Marketing

Torne sua marca referência no mercado com conteúdo de qualidade feito especialmente para o seu público

torne sua marca referencia através do inbound marketing

Em tradução livre, o conceito de inbound marketing pode ser chamado de marketing de atração, pois sua estratégia baseia-se em atrair o público para a marca – exatamente o contrário do que o marketing convencional propõe.

Pesquisas demonstram que o marketing de atração é 62% mais barato que o outbound marketing, ou o marketing tradicional. Isso é resultado de uma diminuição no investimento para conquistar qualquer pessoa para investir em pessoas com efetivo potencial de compra, que chegarão até a marca através de conteúdo informativo que seja de seu interesse.

Ao invés de divulgar a marca X em várias mídias torcendo para chegar até o público certo, para então convencê-lo de que ela é a melhor opção disponível no mercado, o inbound marketing atrai a audiência através de conteúdo autoral e de qualidade. Dessa forma a marca X se torna uma verdadeira autoridade em seu segmento, fazendo com que o público confie nela e deseje adquirir seus produtos.

Parece fácil, mas o inbound marketing exige muita pesquisa e conhecimento para criar conteúdo relevante e colher resultados impressionantes. Uma estratégia de marketing de atração é composta por cinco passos: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Em cada etapa são usadas ferramentas para garantir o sucesso da estratégia:

 Atração

Pode-se atrair clientes através de um blog da marca, anúncios no Google, redes sociais, SEO

 Conversão

Já a conversão  pode ser obtida direcionando o cliente para landing pages que ofereçam ofertas exclusivas

 Relacionamento

Estabelecer um relacionamento com o público dá-se por meio de e-mail marketing, nutrição de leads e redes sociais

 Venda

Pode-se usar o sistema de qualificação de leads para apontar quais as oportunidades reais de conversão e realizar as vendas

 Análise

Com ferramentas de análise como o Google Analytics é possível observar os resultados da campanha de inbound marketing, inclusive dados como quantas pessoas foram atingidas pelos anúncios, quantas chegaram a abrir os conteúdos disparados por e-mail marketing, quantas realizaram compras, etc.

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